quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Filho do governador Eduardo Campos nasceu com Síndrme de Down

FILHO DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS NASCEU COM SÍNDROME DE DOWN

Fotos: Aluisio Moreira/SEI
 
Pelo Facebook, o governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) acaba de informar que o seu quinto filho, nascido nesta quarta e batizado com o nome de Miguel, é portador da Síndrome de Down. Confira:
Obrigado a todos que nos mandaram tantas lindas mensagens pela chegada do nosso Miguel.
Hoje, os médicos confirmaram o que já estava pré-diagnosticado há algum tempo. Miguel, entre outras características que o fazem muito especial, chegou com a Síndrome de Down. Seja bem-vindo, querido Miguel.
Como disse seu irmão, você chegou na família certa! Agora, todos nós vamos crescer com muito amor, sempre ao seu lado.

Entenda o que é a Síndrome de Down (segundo o site do Dr. Drauzio Varela):

 Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece.

 Em alguns casos, pode ocorrer a translocação cromossômica, isto é, o braço longo excedente do 21 liga-se a um outro cromossomo qualquer. Mosaicismo é uma forma rara da síndrome de Down, em que uma das linhagens apresenta 47 cromossomos e a outra é normal.

 Alterações provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21 determinam as características típicas da síndrome:
 
* Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;

 * Hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, por cardiopatias;

 * Comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.